Agricultura 2013
 



Daniel Campelo
 
Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural
 

É licenciado pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, mestre em Produção Vegetal pela Universidade de Reading, Inglaterra, e pós-graduado em Formação Pedagógica pelo Instituto de Wolverhampton, Inglaterra. Foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, tendo também sido Presidente da Comissão Diretiva da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, vogal da Direção da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, Vice-Presidente da Comunidade Urbana Valimar, Vice-Presidente da Associação de Municípios do Vale do Lima, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, representante dos Municípios Portugueses no Conselho Nacional da Água, vogal do Conselho Diretivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Presidente da Assembleia Geral da empresa Águas do Minho e Lima, e Presidente da Assembleia Geral da empresa Resulima. Deputado à Assembleia da República, foi membro das Comissões Parlamentares de Agricultura, Economia e Finanças.



Alberto António Fernandes
 
Gerente, Restaurante D.Roberto
 

Frequentou o curso de Engenharia Zootécnica, do Instituto Politécnico de Vila Real – UTAD e possui um Curso de Formação Pedagógica de Formadores promovido pelo IEFP. Foi Sócio gerente da Firma Alberto & Glória. É actualmente Sócio gerente da Firma Quinta das Covas que tem como actividades o Restaurante Típico Quinta das Covas, Alojamento e Animação Turística. É Gerente da empresa Bísaro, Salsicharia Tradicional (podutos alimentares, enchidos e fumeiro de porco de raça bísara) e Gerente da firma A. Montesinho, que detém o restaurante Típico D. Roberto, Alojamento e venda de Carnes.


António Nazaré Pereira
 
Director, Curso de Doutoramento de Ciências Agronómicas e Florestais, UTAD

António Nazaré Pereira é Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde 1994, e Presidente da Comissão Directiva do Curso de Doutoramento em Ciências Agronómicas e Florestais, desde 2009. Anteriormente, foi Presidente da Área Pedagógica de Ciências Agrárias da UTAD (1997-1999) e Coordenador Pedagógico da Licenciatura em Engenharia Agrícola (1997-1999). É Presidente do Conselho Consultivo da entidade regional de certificação de produtos (Tradição e Qualidade) desde 2008. Entre outras funções públicas desempenhou cargos como representante da Assembleia da República de Portugal na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (2001-2005); Vice-Presidente de Grupo Parlamentar (2002-2004); Presidente da Sub-Comissão de Qualidade Alimentar da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (2003-2004); Presidente Comissão Parlamentar Permanente de Educação, Ciência e Cultura (2004-2005); Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente, Agricultura, e Assuntos territoriais da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (2004-2005); e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real (2005-2007). A nível académico: Engenheiro Agrónomo, Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa (1977); Pós-Graduado em Engenharia Biológica, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa (1987); Doctor of Philosophy (PhD) – Food Processing and Technology, Universidade de Purdue, EUA (1987). Doutor em Engenharia Agrícola (equivalência), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.



António Paulino Rocha

Director-Geral, Minho Fumeiro



Frequentou e participou em vários cursos de formação e missões empresariais, no domínio da indústria alimentar. É actualmente Director-Geral da Minhofumeiro.





D
omingos Madeira Pinto
 
Vice-Presidente, Câmara Municipal de Vila Real
 

Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi professor na área de educação convencional, Ocupou diversos cargos de relevo, entro outros, o  de Presidente da Associação Comercial Industrial de Vila Real, Presidente da Comissão Delegado do Desporto do Eixo Atlântico, Vice – Presidente da ANJE. Vereador da Câmara Municipal de Vila Real a partir de 2002 tendo assumido a responsabilidade da Vice – Presidência em 2007, com os pelouros dos quais se destacam,  Desporto e Tempos Livres, Juventude, Animação e Turismo, Desenvolvimento Económico  é  Presidente  do Conselho de Administração da MERVAL. 



Francisco Ferreira
 
Administrador, Quinta do Vallado
 
 
 
É Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e possui o Curso Técnico de Agricultura (Ramo Agro-Pecuária) da via técnico-profissional na Escola Agrícola Conde de São Bento. Foi responsável pela parte agrícola e de Produção da empresa Jorge Viterbo Ferreira, Herdeiros. É actualmente Sócio – Gerente da empresa Quinta do Vallado e Director da ADVID (Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense).




Ivone Silva
 
Directora, Unidade de Negócio de Perecíveis, Sonae MC 
 
Entrou para a Sonae em 1994 na Loja da Covilhã, como responsável da Charcutaria. Esteve até 1998 na Loja, onde passou não só por todas as áreas dos Perecíveis, mas também pela Mercearia e Lacticínios e Congelados. Em 1998 ingressou na Direcção Comercial de Perecíveis onde foi gestora comercial nas áreas de Charcutaria, e Frutas e Legumes. Em 2008, assumiu a Direção de Gestão de Stocks e em 2010 passou a liderar o Negócio de Charcutaria. Desde dia 1 de Outubro de 2012 assumiu funções como Directora Comercial dos Perecíveis.  Possui uma licenciatura em Engenharia de Produção Animal, pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco.



Manuel Évora

Presidente, Portugal Fresh

Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora, foi na grande distribuição, nomeadamente no grupo Modelo-Continente, onde colaborou durante 12 anos que adquiriu uma experiência notável no sector, tendo estado envolvido em diversas acções levadas a cabo por este grupo. Actualmente, o Eng. Évora é administrador da empresa Luis Vicente e de 4 empresas do grupo (Plump Espanha, Plump Holanda, Plump Brasil e Plump Costa Rica). Acumula ainda funções de administrador da empresa 80g, empresa que recepciona, processa, acondiciona e distribui fruta fresca. O eng. Évora é o Presidente da Portugal Fresh, associação para a promoção das frutas, legumes e flores de Portugal e que visa a promoção das frutas, legumes e flores no mercado nacional e internacional.





Artur Sousa
 
Presidente, Sousacamp 





Rui Amorim
 
Administrador, Cerealis
 

É Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia do Porto e possui um MBA em Gestão, pela EGP-UPBS, Associação. Foi Responsável da Delegação Norte da Fiat Crédito Portugal, Assistente convidado da Faculdade de Economia do Porto, Administrador da “FABOR - Fábrica de Artefactos de Borracha e é, actualmente, Administrador do “Grupo CEREALIS”. É também Vogal do Conselho Geral da AEP – Associação Empresarial de Portugal.