Agricultura 2013
 
 
Assunção Cristas
 
Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território
 
Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1997, e doutorou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em 2005, na qual é professora desde então. É consultora na sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados, desde 2009, tendo anteriormente sido diretora do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça (2002-2005).

Na actividade política é Vice-Presidente do CDS-PP, desde Janeiro de 2009, tendo sido coordenadora do programa eleitoral para as eleições legislativas de Setembro de 2009. Foi deputada à Assembleia da República na legislatura de 2009/2011 pelo distrito de Leiria, tendo sido reeleita nas eleições de 2011. Enquanto deputada foi membro da Comissão de Orçamento e Finanças e da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Regional e Pescas.

É membro da Society of European Contract Law (Secola), da Deustch-Lusitanishe Juristenvereinigung e da Associação de Juristas do Direito de Língua Portuguesa.

 



Carlos Ferreira

Administrador da Hortomelão


Carlos Lopes Sousa
 
Presidente, Agrocluster do Ribatejo



José Júlio Vintém
 
Chef, Restaurante Tomba Lobos

José Júlio Vintém é Proprietário, Gerente e Chefe de cozinha do restaurante Tomba Lobos, em Portalegre. É Chefe Consultor do Restaurante “O peregrino” do Hotel Caminhos de Santiago” em Santiago do Cacém e Chefe convidado da Confraria Gastronómica da Dieta Mediterrânica. Contribui também como Formador na Escola de Turismo e Hotelaria de Portalegre.

É Autodidacta em Cozinha e Gastronomia Portuguesa, desde sempre. Possui um Bacharelato em Turismo e Termalismo, na Escola Superior de Educação de Portalegre e um Curso de Técnico de Gestão Agrícola, na Escola Profissional de Alter do Chão.



 
João Miranda
 
Presidente do Conselho de Administração do Grupo  Frulact

João Miranda é actualmente Presidente do Conselho de Administração do Grupo Frulact, da Fruprep Maroc e France, Beirafost e Pentágono Perfeito Imobiliária. É Gerente da Frulact Nutrição e da Allegoria Verde – Agro-turismo e Florestal. É Fundador e actual Presidente de Direcção do Centro Zulmira Pereira Simões – Instituição de Solidariedade Social de Roriz (IPSS). É também membro da rede PME Inovadoras do COTEC Portugal e fundador da Associação Cultural e Recreativa de Roriz, em Barcelos. Participou na génese e implementação do Pólo de Competitividade e Tecnologia do sector Agro-industrial, PortugalFoods, tendo presidido de 2009 a 2012 ao Conselho de Administração. Possui uma licenciatura em Gestão de Empresas.




Ricardo Gonçalves


Presidente, Câmara Municipal de Santarém

Ricardo Gonçalves é actualmente Presidente da Câmara Municipal de Santarém. Foi Vereador da Câmara Municipal Santarém e Presidente da Junta de Freguesia de Azóia de Baixo.

É Licenciado em Economia e possui uma Pós-graduação em Direito das Autarquias Locais




Telma da Rocha Barcelos
 
Sócia e Responsável da Açorcarnes

Telma da Rocha Barcelos é actualmente Sócia e Responsável da Área das Carnes na Açorcarnes, é Sócia-gerente das empresas agro-pecuária “A Pastagem” e “Quinta dos Açores”, é Gestora de operações de melhoramento animal, nutrição, qualidade de leite e sanidade na empresa agro-pecuária de produção de leite do Grupo Barcelos.
É também Coordenadora do projecto “Quinta dos Açores”, na vertente agrícola, industrial e turística.

É Mestra em Produção Animal pela Universidade dos Açores e possui uma Licenciatura em Engenharia Zootécnica pela Universidade dos Açores, Departamento de Ciências Agrárias.