Portugal Global 2012
 

 
Álvaro Santos Pereira
 
Ministro da Economia e do Trabalho
 
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, doutorou-se em Economia pela Universidade Simon Fraser, em Vancouver, Canadá, onde leccionava Desenvolvimento Económico e Política Económica, tendo igualmente sido professor visitante na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.Anteriormente, leccionou no departamento de Economia da Universidade da Colúmbia Britânica entre 2000 e 2004, e foi docente de Economia Europeia e Desenvolvimento Económico no departamento de Economia da Universidade de Iorque, no Reino Unido, entre 2004 e 2007.É autor de vários livros, como «Portugal na Hora da Verdade», «O Medo do Insucesso Nacional», «Os Mitos da Economia Portuguesa» e «Diário de um Deus Criacionista», tendo sido colunista de vários órgãos de comunicação social como o Diário de Notícias, jornal Público, Diário Económico, Expresso, revista Exame e Jornal de Notícias, é autor do blogue «Desmitos» e colaborador do blogue «The Portuguese Economy».


 
António Cunha Araújo
 
Sócio/Administrador, H3
 

António Cunha Araújo é licenciado em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa, tendo exercido advocacia até 2007. Iniciou a sua actividade empresarial, como Sócio-Gerente da Cosmic Chilli, Lda – Promotor do Evento “MERCADO MUNDO MIX – Concentrado de Novos Talentos ” (2003-2008), um evento criado em 1994 no Brasil com vista à descoberta de novos talentos ligados à moda, design, música, etc. Entre 2004 e 2008 foi Sócio do restaurante Café 3 na Av. da Liberdade. Em 2007 abriu o primeiro restaurante h3, que actualmente conta com 39 unidades, sendo Sócio/Administrador com os pelouros Financeiro e de Expansão da marca.

 


 
Augusto Mateus
 
Economista
 
Augusto Mateus é Economista, possuindo uma licenciatura pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), da Universidade Técnica de Lisboa. É Presidente da empresa de consultoria Augusto Mateus & Associado é também Professor Catedrático convidado do ISEG Investigador e consultor na área da macroeconomia, da política económica, da competitividade industrial, da estratégia empresarial, da avaliação de programas e políticas de desenvolvimento. Responsável pela Coordenação de vários estudos de avaliação de programas e políticas públicas, e pela Coordenação de vários projectos de investigação e estudos de economia aplicada, (nomeadamente, no quadro mais recente da preperação do QREN 2007-2013, “Competitividade Territorial e Coesão Económica e Social das Regiões Portuguesas” e “A Economia Portuguesa e o Alargamento da União Europeia”). Exerceu os cargos de Secretário de Estado da Indústria (Outubro 1995 – Março 1996) e de Ministro da Economia (Março 1996 – Dezembro 1997). Consultor de numerosas instituições e agências, nacionais e estrangeiras. Autor de mais de uma centena de comunicações em seminários e Colóquios da especialidade e de vasta obra difundida nas comunidades científicas nacional e internacional


Francisco Mendes Palma
 
Director do Espírito Santo Research e Administrador do Banco Espírito Santo Cabo Verde, SA
 

Francisco Mendes Palma é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e possui Mestrado em Economia pelo Colégio da Europa, Bélgica.É Director do Espírito Santo Research e Administrador do Banco Espírito Santo Cabo Verde, SA. Foi docente na Universidade Católica Portuguesa, assessor no Ministério dos Negócios Estrangeiros e na Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, além de consultor em empresa, projectos e estudos ligados a áreas temáticas da economia industrial, da regulação e concorrência, da energia e da inovação.Tem participado em conferências e debates, assim como em artigos e livros, nacionais e internacionais, sobre actividade económica e sectorial, internacionalização económica, economia industrial, energia, inovação e sustentabilidade





Joaquim Sérvulo Rodrigues
 
CEO, Espírito Santo Ventures
 
Joaquim Sérvulo Rodrigues, é hoje, e desde a sua criação em 2000,   CEO da Espírito Santo Ventures – Sociedade de Capital de Risco, SA. Empresa de capital de risco do Grupo BES.
É licenciado e mestre em Engenharia Electrónica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Possui igualmente um MBA pela INSEAD (França).
De 2004 a 2006 foi CEO da Crediflash SA, a unidade de negócio de cartões do Grupo BES, e Director Geral do Departamento BES de crédito ao consumo. De 1997 a 2000 foi Director Geral Departamento de Canais Directos do BES. De 1983 a 1995 foi Professor Assistente no IST e Gestor de Projecto do INESC.
 


 
Jorge Braga de Macedo
 
Economista
 
Jorge Braga de Macedo foi Ministro das Finanças e Presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus. Trabalhou no FMI, Banco Mundial, ONU, Comissão Europeia, BERD e OCDE. Foi professor em Universidades da Europa, América e África. É actualmente Professor Catedrático e Director do Centro Globalização e Governação da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Presidente do Instituto de Investigação Científica Tropical, sócio da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Real da Bélgica, Membro do Conselho Consultivo do Centre for International Governance Innovation em Waterloo, Ontário, Presidente da Direcção do Forum Portugal Global, Investigador associado do National Bureau of Economic Research em Cambridge, e do Centre for Economic Policy Research em Londres. Fez a sua formação académica em França, Portugal e nos Estados Unidos
 


 José Manuel Fernandes
 
Presidente do Conselho de Administração, Frezite

Nasceu em 23 de Setembro de 1945. Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1978). É Presidente do Conselho de Administração da FREZIGEST, SGPS, S.A. desde 2005. Foi Director Geral da MIDA (1974-1990), Administrador da Metalúrgica Costa Néry S.A. (1974-1975) e Director da mesma (1972-1974) e Chefe de Produção da CERLEI (1960-1972). É Presidente do Polo Produtividade da PRODUTECH (2009), Vice-Presidente da Assembleia Geral da Associação Empresarial de Portugal (2008) onde desempenhou diversas funções desde 1999, Vice-Presidente da Assembleia Geral do Manufuture Portugal (2005). Foi Vice-Presidente da Direcção (2001-2004) e Presidente da Assembleia Geral (2004-2007) da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, de que foi representante no Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (2000-2002), Vice-Presidente da Associação Industrial Portuense (1984-1998), de que foi representante no Conselho Nacional de Qualidade (1988-1998) e no Conselho da Ciência (1996) e Presidente da Direcção da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (1998-2004). É representante de Portugal no Commité Européen de L’Outilage (1998- ). Foi Membro da Direcção (1987-1990) e Vogal da Assembleia Geral (1998-2008) da EXPONOR e Membro da Assembleia Geral do EUROPARQUE (1998-2009). É Vice-Presidente da Assembleia Geral da AEP (desde 2008). Foi coordenador da Missão Empresarial dos Bens de Equipamento à Venezuela (2008). É Presidente da Assembleia Geral da AIMMAP (desde 2010). Foi designado Membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP em 15 de Abril de 2009.


 
 
Manuel Regalado
 
Administrador, Portucel Soporcel
 
Manuel Regalado é licenciado em Finanças, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, Lisboa (ISEG). É membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do grupo Portucel Soporcel desde Junho de 2004.Anteriormente desenvolveu a sua actividade profissional em diversos outros sectores, designadamente na banca e seguros, em Portugal e em outros países. Foi também membro Conselho de Administração do IAPMEI, entre uma série de outras empresas e instituições.
 
 
 



Rodolfo Lavrador
 
Administrador, Caixa Geral de Depósitos

Rodolfo Vasco Lavrador é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, pela qual possui igualmente um Mestrado em Direito – Ciências Jurídico-Económicas. Da sua vasta experiência a nível académico destaca-se o desempenho de funções como Assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1991-2002) e Professor Auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões (1991-1995). Ao longo da sua experiência profissional desempenhou funções como Vogal do Conselho de Administração da CGD (2008); Presidente do CA do Banco Nacional Ultramarino (Macau) do Grupo CGD (2008); Presidente do CA do Banco Caixa Geral (Espanha) do Grupo CGD (2008); Presidente do CA do Banco Caixa Geral (Brasil) do Grupo CGD (2009); 1º Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco Caixa Geral Totta de Angola (2009); Vogal do Conselho de Administração do Banco Caixa Geral, SA (Espanha), (2002 – 2008); Secretário de Estado do Tesouro e Finanças (2001 – 2002); Chefe de Gabinete do Primeiro-Ministro (1999 – 2001); Chefe de Gabinete do Ministro das Finanças (1995 – 1999); Advogado da Sociedade de Advogados “A.M.Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Torres & Associados” (1994 – 1995); Responsável pelo Núcleo Fiscal do Banco Nacional Ultramarino (1992 – 1995); Técnico e Consultor Jurídico do Núcleo Fiscal e do Departamento de Assuntos Jurídicos do Banco Nacional Ultramarino (1989 – 1992); e Advogado e Jurisconsulto (1989 – 1995).