Portugal Global 2012
 




A Altri é um produtor europeu de referência no sector de pasta de papel, sendo um dos mais eficientes produtores da Europa de pasta de eucalipto branqueada.

Actualmente a Altri tem três fábricas de pasta de eucalipto branqueado – a Celbi, a Caima e a Celtejo – com uma capacidade anual nominal de cerca de 900 mil toneladas.

A gestão florestal é uma actividade central da Altri, que gere em Portgal cerca de 82 mil hectares de floresta certificada pelo Forest Stweardship Council (FSC), um das entidades certificadoras de referência nesta indústria. A auto suficiência florestal é da ordem dos 30%.

Para uma melhor gestão da floresta, a Altri adquiriu 50% da EDP Bioeléctrica para, em parceria com a Energias de Portugal (EDP), produzir energia eléctrica a partir de biomassa florestal. Actualmente esta empresa detém licenças para a produção de 120 MWh de energia eléctrica através de biomassa floresta, detendo uma quota de mercado de cerca de 50%, estando actualmente em operação quatro centrais - Mortágua, Ródão (Celtejo), Constância (Caima) e Figueira da Foz (Celbi) - com uma capacidade total de 55 MWh. Em 2009 foram inauguradas as duas centrais de biomassa - Figueira da Foz e Constância - com uma capacidade nominal total superior a 43 MWh.

Paralelamente, a empresa produz toda a energia eléctrica de que necessita para a sua actividade de produção de pasta de papel através da cogeração. Este processo assenta no aproveitamento de componentes vegetais com propriedades combustíveis e que não servem para a produção de pasta de papel (ligninas), que são queimados para produzir vapor que servirão para operar um gerador industrial.

Até Junho de 2008, a Altri possuia uma outra actividade industrial, através da FRamada, que se dedicava ao retalho de aços e ao desenvolvimento de soluções industriais de sistemas de armazenagem. Em Junho de 2008 efectivou-se a cisão da FRamada, que deixou de integrar a Altri. O racional estratégico desta operação prende-se com a focalização esclusiva da empresa no seu core business, a gestão florestal e a produção de pasta de papel

Este desempenho financeiro foi reconhecido pelo mercado, tendo o título Altri registado um desempenho assinalável no mercado de capitais. Registe-se que a acção Altri iniciou a cotação (Março de 2005) com um preço de 0,55€ por acção.

A Altri tem assentado o seu crescimento numa estratégia de aquisições transformadoras (Celtejo em 2005 e Celbi em 2006), e na maximização do retorno ao accionista.