Prémio Excellens Oeconomia 2015
 


REGULAMENTO


0. Preâmbulo

O Jornal de Negócios e a PwC associam-se para criar o Prémio Excellens Oeconomia, sendo a PwC responsável pelo desenvolvimento da metodologia de avaliação. O presente Regulamento explicita o objectivo do Prémio. 


I. Definições 

Prémio Excellens Oeconomia: uma iniciativa que tem como objectivo distinguir e premiar aqueles que, inequívoca e sustentadamente contribuem para o progresso económico de Portugal.

Periodicidade: o Prémio Excellens Oeconomia terá uma periodicidade anual.

Organização: o Jornal de Negócios e a PwC  são as entidades responsáveis pela organização do prémio, promoção, fiscalização e orientação dos procedimentos de candidatura.

Parceiros: a PwC é a entidade responsável pelo desenvolvimento da metodologia de avaliação das candidaturas.

Júri: o Júri do Prémio é constituído por destacadas personalidades independentes, oriundas de diversas áreas de actividade, designadamente o meio empresarial, académico e político da sociedade portuguesa, seleccionados de acordo com critérios de qualificação, profissionalismo e isenção, genericamente reconhecidos. 

 

II. Elegibilidade 

O Prémio Excellens Oeconomia, de carácter anual, terá dois âmbitos: personalidade e empresa. 

a) No caso da distinção Personalidade, o júri identificará e premiará uma personalidade da área da Economia, tendo em consideração o seu percurso e contribuições, em prol da Sustentabilidade da Economia em Portugal. A escolha do premiado será da inteira responsabilidade do júri. 

b) No caso da distinção Empresa, este prémio visa premiar distinguir anualmente uma empresa que tenha uma visão de longo prazo, a sustentabilidade económico-financeira, a mudança, a inovação, o pensamento out-of-the-box, a visão global.


III. Metodologia

O processo de atribuição de prémios institucionais está dividido em três fases: 

I. Shortlisting de nomeados em ambas as categorias.

II. Avaliação da shortlist pelo júri: O júri avaliará cada nomeado e classificará a sua excelência de acordo com os critérios acima enunciados. Findo este trâmite será tomada uma decisão sobre a atribuição dos prémios. 

III.  Apresentação pública e cerimónia de entrega de prémios: Apenas os vencedores de cada prémio serão anunciados publicamente, uma vez que o Prémio Excellens Oeconomia não pretende ser um ranking, mas sim identificar os melhores na área da Economia.

NOTA: Serão feitas gravações de vídeo e áudio durante a cerimónia, e, pelo facto de se tratar de um evento público, não se colocam questões de direito à imagem. O objectivo destas gravações é o de divulgar a iniciativa nos meios da Cofina Media e nos canais de comunicação das firmas portuguesas da network PwC.

IV. Critérios

Os princípios orientadores na definição da metodologia são os seguintes:

  No Prémio Personalidade serão considerados critérios de avaliação, tais como Contributos na Área de Relevância, Consistência e Carreira, Liderança, Inovação e Criatividade, Interacção com a Comunidade. A decisão final na nomeação do vencedor será da inteira responsabilidade do Júri. 

  No Prémio Empresa serão considerados 5 grandes critérios de avaliação:

A Médio e Longo Prazo – Competitividade e Crescimento: Inovação; Flexibilidade e Resiliência | Geração de Riqueza: Valor Acrescentado Percepcionado; Retorno aos Stakeholders.

A Curto Prazo – Desequilíbrios Externos; Balança Comercial; Balança de Transacções Correntes | Utilização de Recursos: Criação de Emprego; Potenciação de Recursos Endógenos, Imagem/Marca País | Contas Públicas: Receita Fiscal; Responsabilidade Social.

Rigor e comparabilidade: Os indicadores utilizados asseguram validade e comparabilidade da informação.

Flexibilidade: Questões abertas permitem analisar diferentes tipos de candidatos e aferir iniciativas implementadas e seus resultados assim como iniciativas a implementar. 


V. Termos Gerais

a) Os nomeados na categoria Empresa comprometem-se disponibilizar as informações solicitadas pelo Júri sempre que solicitado.

b) Reserva-se à organização o direito de modificar o presente regulamento, bem como a composição do Júri, por motivos de força maior.

c) A organização disponibiliza-se a responder a todas as questões e dúvidas sobre o prémio, sempre que enviadas através do e-mail cofinaeventos@cofina.pt