Portugal Competitivo
 


A S.D.M. – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, S.A. foi criada em 1984 como sociedade por quotas e de economia mista.

A sua função inicial foi colaborar activamente para completar o quadro jurídico de funcionamento da Zona Franca ou Centro Internacional de Negócios da Madeira (ZFM ou CINM) e das actividades nele exercidas, bem como, complementarmente, acertar com o Governo Regional da Madeira os termos em que deveria ser conduzida a concretização e desenvolvimento do CINM.

Em 1987, a concessão de exploração da Zona Franca, em regime de serviço público e por um prazo de 30 anos, foi adjudicada à S.D.M., que, entretanto, se havia transformado em sociedade anónima.

Actualmente, integram a S.D.M. cerca de três dezenas de quadros e pessoal administrativo. Fora de Portugal, uma eficiente rede de Representantes e Correspondentes cobre os principais mercados internacionais, mantendo uma presença constante do nome da Madeira e de Portugal nesses territórios.

A construção de infra-estruturas na Zona Franca Industrial, a administração e exploração do CINM e a sua respectiva promoção constituem as principais obrigações legais e contratuais da S.D.M..

As questões operacionais, comerciais, legais e regulamentares, como, por exemplo, as mutações constantes dos mercados, a competição permanente entre os diversos Centros de Negócios, as orientações internas de cada Estado-membro e as directivas adoptadas pela União Europeia merecem toda a atenção dos responsáveis da S.D.M. que, em permanente colaboração com as autoridades regionais, nacionais e europeias, procuram desenvolver eficazmente o programa do CINM, dando cumprimento aos objectivos para os quais este foi criado.