Ernst & Young 3
 
António Carlos dos Santos
 
Ex-Secretário de Estado, Assuntos Fiscais
 

Entre outros cargos, foi Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no XIII Governo Constitucional (1995-1999). Nesta qualidade, foi Vice-Presidente do Grupo do Conselho da União Europeia sobre o Código de Conduta sobre a Fiscalidade Directa das Empresas, Coordenador do Núcleo Economia e Finanças da REPER e Director do GAJE dos Serviços do IVA. Anteriormente foi funcionário da DGCI (Ministério das Finanças), onde exerceu, entre outras, as seguintes funções: director de serviços do Gabinete de Apoio Jurídico – Económico do IVA, tendo acompanhado o processo de harmonização da fiscalidade indirecta na União Europeia; jurista do Gabinete de Apoio Jurídico-Económico do Serviço de Administração dos Impostos sobre o Rendimento. Actualmente é jurisconsulto e integra o Gabinete de Estudos da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. É Professor da UAL, leccionando Direito Constitucional, Direito Fiscal e Sociologia do Direito. Integra o Conselho de Administração da Association Internationale de Droit Économique. É membro da Associação Fiscal Portuguesa, da International Fiscal Association e da European Association of Tax Law Professors. É licenciado em Direito (FDUC) e em Ciências Políticas e Sociais (ISCSP), Mestre em Ciências Jurídico-Comunitárias (UCL) e Doutor em Direito (Louvain-la-Neuve).



 
António Neves

Partner, Assessoria Fiscal, Ernst & Young
 
Partner de Assessoria Fiscal da Ernst & Young em Lisboa, onde ingressou em1995. É especializado na área de tributação internacional, incluindo operações de Fusões e Aquisições, reestruturações e operações cross-border na assistência e aconselhamento fiscal a diversos grupos económicos, nacionais e internacionais, directa ou indirectamente, através da rede de escritórios da Ernst & Young. É responsável pela coordenação da assessoria fiscal em Angola, compreendendo as vertentes de planeamento e conformidade, assim como a assistência a trabalhadores destacados. A sua experiência abrange as diversas áreas fiscais, nomeadamente, tributação directa, incluindo a relacionada com operações de cariz internacional, reestruturações de grupos económicos, formulação de políticas de expatriação com vista a uma maior transparência de procedimentos e optimização. É responsável pela coordenação da área de Human Capital, a nível da tributação directa da segurança social, planeamento fiscal, cumprimento de obrigações, equity plans e estruturação de packages remuneratórios. Possui uma licenciatura em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, e é Técnico Oficial de Contas.



 
Carlos Lobo
 
Partner, Assessoria Fiscal, Ernst & Young
 
 

Partner de Assessoria Fiscal da Ernst & Young em Lisboa, com responsabilidade pelas National Priority Accounts, possui uma experiência de 16 anos na área fiscal. Foi Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais entre 2008 e 2009, Adjunto do Gabinete do Ministro das Finanças entre 1995 e 1999, Assessor do Gabinete do Ministro das Finanças até 2001, e Vice-Reitor da Universidade de Lisboa

Professor na Universidade de Lisboa. Editou diversas publicações nas áreas de Direito Fiscal, Direito Económico, Finanças Públicas, Direito do Ambiente e Organização do Território e Comunitário. Integrou diversas equipas de projectos de avaliação governativa. Possui um doutoramento em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, um mestrado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e uma licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É Membro da Associação Portuguesa de Direito Fiscal.




Chris Sanger
 
Partner, Head of Tax Policy, Ernst & Young
 
 
Responsável Global da Ernst & Young para os temas de Política Fiscal, ajuda as empresas a desenvolver propostas para alteração das políticas fiscais para apresentar aos Governos. Possui uma vasta experiência no apoio e consultoria aos Governos de diversos países, incluindo o actual Governo do Reino Unido, no âmbito das propostas fiscais antes das eleições de 1997, na qualidade de Head of Business Tax Policy para o Ministério das Finanças, entre 1988 e 2001. É também Chairman da Tax Faculty do Institute of Chartered Accountants in England and Wales (ICAEW), Vice-Chairman do Chartered Institute of Taxation’s Management of Taxes Committee, e membro do Tax Law Review Committee do Institute of Fiscal Studies.



Clotilde Palma
 
Especialista em Direito Fiscal, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Doutorada em Ciências Jurídico Económicas, especialidade em Direito Fiscal, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Advogada especialista em Direito Fiscal, Docente do Ensino Superior em várias universidades, integrando o quadro do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa na qualidade de Professora Adjunta. De entre as funções desempenhadas ao longo da sua carreira, destacam-se: Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do XVII Governo Constitucional; Adjunta dos Secretários de Estado dos Assuntos Fiscais dos XII e XIV Governos Constitucionais; Inspectora de Finanças Principal da Inspecção-Geral de Finanças, Inspectora Tributária DGCI. É autora de três livros e de cerca de uma centena de artigos em matéria fiscal. É membro da delegação portuguesa do Grupo comunitário do Código de Conduta desde a sua constituição, em 1998, e Membro da delegação portuguesa no Fórum da OCDE para as Práticas da Concorrência Fiscal Nociva, desde a sua constituição, em 1998.



Fernando Araújo
 
Administrador Executivo, Portucel

Fernando Araújo é actualmente Administrador Executivo do Grupo Portucel. Ao longo da sua carreira, entre outras funções, foi Director de Contabilidade e Impostos da Semapa, SGPS, S.A.; da Secil S.A.; e da Portucel S.A. Foi ainda Assessor do Conselho de Administração da Secil; Senior Tax Manager, na KPMG; e Chefe dos Serviços Administrativos da Colep – Companhia Portuguesa de Embalagens, S.A. Possui uma licenciatura em Direito pela Universidade Lusíada do Porto, Curso de Estudos Superiores Especializados em Controle Financeiro, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto; uma pós-graduação em Corporate Governance, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa; e uma pós-graduação em Direito Fiscal, pela Faculdade de Direito de Lisboa. É docente convidado pelo Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Pós-Graduação em Direito Fiscal Avançado, na Faculdade de Direito de Lisboa; e Revisor Oficial de Contas desde 1995. Foi membro da Comissão Técnica dos Impostos (2003-2005), da Associação Portuguesa de Consultores Fiscais, da Associação Fiscal Portuguesa, e da Associação Portuguesa de Peritos Contabilistas.

 


 



João de Sousa
 
Partner, Assessoria Fiscal, Ernst & Young
 
Partner de Assessoria Fiscal da Ernst & Young em Lisboa, onde ingressou em 1997, é responsável pelos grupos de Corporate Tax e Transaction Tax e Director nacional de Fiscalidade. Tem experiência de 17 anos em Consultoria Fiscal e uma vasta experiência no apoio a empresas multinacionais na aplicação das normas fiscais portuguesas. Possui conhecimentos técnicos das Normas de Contabilidade Portuguesas Conhecimentos e das Normas Internacionais de Contabilidade. Possui igualmente uma vasta experiência em matérias fiscais, incluindo revisão de Declarações Modelo 22 de IRC (individuais e consolidadas), trabalhos de due diligence, diagnósticos fiscais, apoio ao departamento de auditoria e apoio no acompanhamento de inspecções fiscais. Possui uma licenciatura em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, e frequentou o Market Leadership Programme, IMD & Ernst & Young, em Lausanne, e o Strategic Leadership for Partners – Harvard Business School & Ernst & Young, Lausanne.


Manuel Freitas Pereira
 
Conselheiro Jubilado, Tribunal de Contas
 
Ingressou nos quadros do Ministério das Finanças (Direcção-Geral dos Impostos) em 1974, e integra o Centro de Estudos Fiscais desde 1978, sendo Investigador Economista desde 1993. Foi Subinspector-Geral da Inspecção-Geral de Finanças (1984-1988), e Director do Centro de Estudos Fiscais (1993-1998). No Tribunal de Contas, exerce funções como juiz responsável pela área da segurança social. Em 2005-2007 foi também Coordenador do Parecer sobre a Conta Geral do Estado. Coordenou a elaboração do "Manual de Auditoria e Procedimentos do Tribunal de Contas (Vol. I )". É Professor Catedrático Convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa. Foi membro da Comissão de Normalização Contabilística (1983-1984), vogal da Comissão de Reforma Fiscal (1984-1988), Vice-Presidente da Comissão para o Desenvolvimento da Reforma Fiscal (1994-1996) e Presidente da Comissão de Reavaliação dos Benefícios Fiscais (1997-1998). É membro da Associação Fiscal Portuguesa, da "International Fiscal Association" e do "International Institute of Public Finance". Possui o diploma do "Curso de Finanças Públicas" do Fundo Monetário Internacional. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e Mestre em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.


Pedro Reis

Vice-Presidente da Comissão Executiva e CFO, Grupo Visabeira
 

Pedro Reis desempenha actualmente a função de Vice-Presidente da Comissão Executiva e CFO do Grupo Visabeira, tendo a seu cargo, entre outros, a gestão da tesouraria global do Grupo, nele se incluindo a gestão do risco de taxa de juro e taxa de câmbio e gestão do funding, coordenação das áreas contabilísticas, fiscais e consolidação de contas. Assume igualmente o cargo de administrador em muitas empresas do grupo e suas participadas, destacando-se o Grupo Vista Alegre. Iniciou a sua actividade na banca, enquanto técnico financeiro, tendo posteriormente ingressado no Grupo Visabeira, em 1993. É Licenciado em Economia pela FEUC (Coimbra), Mestre em Ciências Empresariais e Doutorando em Gestão de Empresas, também pela FEUC. Possui ainda diversos cursos de pós-graduação (Finanças; Finanças Empresariais) e especialização (Opções, Futuros e Swaps; Gestão Financeira; Gestão Financeira Internacional; Advanced Valuation), entre outros.