Generation Mobi.E
 
Para ajudar a construir este futuro inscreva-se aqui.

Nova abordagem

Fruto da abordagem seguida na mobilidade eléctrica, Portugal é hoje um país de referência num novo espaço de mercado, emergente e de enorme potencial de crescimento, no cruzamento entre as tecnologias e sistemas de transporte, a energia e os sistemas de informação e comunicação. Actualmente, uma aposta de todos os construtores automóveis e de todas as grandes empresas de energia, e alvo da maior atenção por parte dos principais agentes de política pública, como a Comissão Europeia.
 

Tendo com referência o modelo de mobilidade eléctrica MOBI.E, focado nos utilizadores, interoperável e concorrencial, criou-se em Portugal um espaço para a concepção, desenvolvimento e teste de novas soluções tecnológicas que possibilitem uma integração inteligente entre utilizadores, veículos, sistemas de carregamento, redes de energia e sistemas de transporte. Um projecto que une centros de investigação, empresas e, naturalmente, o território e as comunidades locais, os utilizadores.
 
 
Novo conceito
Em paralelo, desenvolve-se em Portugal o conceito do automóvel do futuro, desenhado, em analogia com o modelo MOBI.E, para uma integração inteligente com os sistemas de transporte e energia. O Mobicar, projecto mobilizador da indústria automóvel, é uma plataforma de investigação e desenvolvimento em novas gerações de veículos automóveis, e será a base de futuros projectos de industrialização.

Uma aposta na experimentação em ambiente real de operação possibilita acelerar períodos de desenvolvimento, validar e testar novas soluções. 25 Municípios mobilizaram-se no âmbito da Rede Piloto da Mobilidade Eléctrica para, em conjunto com um consórcio tecnológico, criar um amplo projecto de experimentação e teste do sistema de mobilidade eléctricaMOBI.E, um “laboratório vivo” à escala nacional, que projecta Portugal no mundo pela tecnologia “created by Portugal” e levou à constituição de parcerias internacionais com empresas de referência, como a aliança Renault-Nissan, aSiemens ou a Oracle. Actualmente, o sistema MOBI.E passa por um processo de internacionalização.


Com esta experiência, pretende-se, com a conferência “Generation.mobi.e”, discutir modelos de desenvolvimento nacional de activos transaccionáveis, com base na exploração de novos mercados por via da inovação e tecnologia, criando em Portugal as condições ideais para a concepção, desenvolvimento, teste e industrialização de soluções tecnológicas que depois sejam exportadas para os mercados globais.
 
 
Nova geração
Por outro lado, e face às novas gerações – utilizadores mais informados e conectados, consumidores e produtores de informação e energia –, e à evolução das tecnologias – sistemas e informação alojados numa “nuvem” global de dados e aplicações –, pretende-se abrir um fórum de novas ideias para a evolução das tecnologias de mobilidade.
 
Por um futuro “created by Portugal”.