Prémios BES 2012
 
 
 
Alberto Castro
 
Economista
 

Nasceu em Braga em 1952. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Doutorado pela Universidade da Carolina do Sul. As suas áreas de especialização são economia industrial, economia e estratégia empresarial e internacionalização.

Professor na Faculdade de Economia e Gestão da UCP, onde dirige o Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada. Vice-presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP.

Presidente dos Conselhos Fiscais da Mota-Engil e Unicer. Membro do Investment Committee da Portuguese Venture Capital Initiative do Fundo Europeu de Investimento. Provedor do Cliente do Porto de Leixões.

Membro do Conselho Geral da Associação Empresarial de Portugal, da Direcção da Associação Comercial do Porto, do Conselho Editorial da Babel Editores e do Conselho Consultivo do INE. Vice-Presidente da Associação para o Museu dos Transportes. Integra o júri do “Investor and Governance Relations Awards”. Presidente da Comissão Justiça e Paz da Diocese do Porto.



 
 

 

Mario Vilalva
 
Embaixador do Brasil
 
Licenciado em Direito pela Universidade do Distrito Federal, Brasil, desempenhou ao longo da sua carreira diplomática, entre outros, os seguintes cargos: Terceiro e Segundo Secretário na Embaixada em Washington, Primeiro Secretário na Embaixada em Roma, Introdutor Diplomático do Gabinete do Ministro de Estado, Cônsul-Geral do Consulado-Geral em Boston, e Embaixador em Santiago.

Desempenhou ainda os seguintes cargos governamentais: Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em 1996, Secretário-Executivo da Comissão de Financiamento Externo do MPOG, em 2001 foi Ministro de Primeira Classe por merecimento.

Recebeu, entre outros, os seguintes cargos honoríficos: Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, Brasil, Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, Portugal, Grande Oficial da Ordem de Manuel Amador Guerrero, Panamá, Grã-Cruz da Ordem El Sol, Peru, Grã-Cruz da Ordem de Maio, Argentina e Oficial da Ordem Legión d`Honneur, França.
 
 
 
 
 




 
António de Melo Pires

Director-Geral, Volkswagen Autoeuropa


Licenciou-se em Engenharia Mecânica, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa

A sua primeira actividade profissional foi como professor de Ensino Secundário. Iniciou depois um período de trabalho nas Forças Armadas Portuguesas, primeiro no Exército, e depois na Força Aérea Portuguesa, de onde saiu em 1992 com a patente de Capitão Engenheiro Aeronáutico. Na Força Aérea foi responsável pelo programa de manutenção dos motores do avião A7P e gestor da Frota de Transportes.

Está ligado ao Grupo Volkswagen desde 1992, data em que integrou os quadros da Autoeuropa, onde ficaria durante 11 anos. Em 2003 transitou para a Volkswagen Navarra, em Espanha, com as mesmas funções. Em Janeiro de 2006 iniciou um período de trabalho na Volkswagen do Brasil. Foi primeiro colocado como Director de Produção na fábrica Volkswagen Anchieta, em São Bernardo do Campo, no Estado de são Paulo. Em Junho de 2007 foi designado Director da fábrica de Curitiba, no Estado do Paraná, onde esteve até 2010.