Best Ethical Practices Awards 2014
 
1. Regulamento

1.1. Objectivo

O Jornal de Negócios, em parceria com a Capgemini – premiada pelo Instituto Ethisphere pelos princípios éticos de excelência na condução do seu negócio – lançou o Prémio Best Ethical Practices Awards. Dada a sua experiência e familiaridade com práticas nacionais e internacionais no âmbito da gestão baseada em princípios éticos, as duas entidades pretendem identificar, sublinhar e premiar as boas práticas éticas implementadas a nível nacional, alertando e reiterando a importância da temática no contexto português.

As boas práticas éticas formais que muitas empresas vêm desenvolvendo, especialmente nos últimos 30 anos, constituem-se como excelentes ferramentas que podem elevar o nível ético das empresas e nas empresas. Reconhecendo que só os valores substanciais podem transformar estas boas práticas em comportamentos éticos de excelência – coisa que não é possível avaliar com métricas como as que servem de suporte a estes Prémios –, os promotores, para distinguir as empresas premiadas, empenharam-se em identificar aquelas que mais se destacam na construção, implementação e assimilação de boas práticas éticas, áreas susceptíveis de constatação física.


1.2. Áreas a Premiar

As distinções serão atribuídas em 4 categorias individuais, com o intuito de garantir exaustividade na avaliação das principais temáticas abarcadas pelas boas práticas éticas:

i.RESPEITO PELOS COLABORADORES – Preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores;

ii.RESPONSABILIDADE SOCIAL – Intervenção na sociedade e dinamização de acções e iniciativas nas diversas áreas de actuação social;

iii.CONSCIÊNCIA JURÍDICA – Prática de medidas preventivas, que evitem situações que possam pôr em causa a legitimidade de actuação da empresa;

iv.RELAÇÕES DE NEGÓCIO – Adopção de regras de relacionamento com os stakeholders e construção de relações de negócio baseadas nos valores organizacionais.

Adicionalmente, o júri distinguirá empresas que se destaquem de modo excepcional, e simultaneamente, nas 4 categorias acima referidas. 


1.3. Processo de Selecção

A selecção do candidato vencedor em cada uma das categorias de prémio ocorrerá de modo faseado:

i.Numa primeira fase, aberta à participação de todas as empresas convidadas, será conduzido um inquérito online a ser preenchido por um responsável da empresa, o qual terá como objectivo aferir a exaustividade das políticas de ética empresarial adoptadas, assim como a extensão da aplicabilidade das mesmas. As respostas serão valorizadas de acordo com ponderações previamente definidas pelos membros do júri. Nesta fase, serão seleccionados os 10 candidatos que, em cada uma das categorias, obtenham o coeficiente mais elevado. (Consulte aqui o pdf da 1ª ronda do inquérito - o preenchimento deverá ser efectuado online.)

ii.Numa segunda fase, as 10 empresas seleccionadas para cada categoria serão convidadas à realização de um segundo inquérito. O objectivo desta segunda avaliação é o de aferir a sofisticação das regras adoptadas pela empresa e o seu grau de compromisso com os princípios éticos, através das vertentes de comunicação, aprendizagem e prática das normas definidas. Os critérios de ponderação serão definidos na mesma base do questionário anterior. Nesta fase, serão seleccionados os 3 candidatos mais bem pontuados em cada categoria.

iii.Na última fase de selecção, serão conduzidas entrevistas presenciais com representantes das 3 empresas finalistas seleccionadas por categoria. Esta ronda de entrevistas tem como objectivo confirmar a ordenação/ posição relativa dos candidatos, e a validação do comprometimento da Alta Direcção com as boas práticas éticas e com a iniciativa em curso, bem como a avaliação de dados adicionais não capturáveis pelo inquérito. As entrevistas serão conduzidas em local e data a definir entre os representantes da empresa e do júri.

iv.O inquérito estará disponível no site da iniciativa em: http://bestethical.negocios.pt


1.4. Elegibilidade

São convidadas a participar no Best Ethical Practices Awards as empresas listadas na base de dados da Informa D&B, cujo volume de negócios ultrapasse os 33 milhões de euros anuais, sediadas em Portugal, independentemente da proveniência do seu capital social.

Para este universo, a verificação de algum dos seguintes critérios implicará a exclusão da empresa:

■    Situação não regularizada junto da Administração Fiscal ou da Segurança Social à data da candidatura;
■    Empresa do mesmo grupo económico de qualquer dos provedores do Prémio.

 

Adicionalmente, todas as empresas que o desejem poderão propor-se a participar no Best Ethical Practices Awards, estando, contudo, a sua participação sujeita a confirmação por parte do júri.


1.5. Júri

O júri da premiação nas diversas categorias será composto por:

■    Um representante do Jornal de Negócios;
■    Um representante da Capgemini Portugal;
■    Entre 5 e 7 membros independentes.


1.6. Comunicação e entrega dos prémios aos vencedores

As empresas vencedoras dos prémios para cada categoria serão informadas através dos contactos providenciados para o efeito, aquando do registo da empresa no site do Best Ethical Practices Awards. A entrega dos prémios será efectuada no primeiro semestre de 2014, numa conferência cuja organização ficará a cargo das entidades provedoras.

O prémio correspondente ao vencedor em cada uma das categorias avaliadas consistirá na entrega de um troféu.



1.7. Disposições finais

Todas as informações providenciadas durante o processo de selecção serão consideradas confidenciais, salvo quando disponíveis publicamente, e não serão divulgadas por algum dos provedores sem autorização prévia da empresa candidata.

O júri poderá, a qualquer momento do processo, solicitar aos candidatos documentação que comprove as suas alegações, sendo o carácter desta documentação igualmente confidencial e não divulgável. Qualquer candidato que providencie deliberadamente informação incorrecta com o intuito de obter vantagem no desfecho do Prémio será automaticamente excluído, ficando também interdita a sua participação em futuras edições do Prémio organizadas pelas entidades provedoras.

Os provedores do Prémio reservam-se ainda o direito de alterar a composição do presente regulamento, assim como da composição do júri durante a realização do Prémio, face a eventos de força maior.