Agricultura 2013
 



António Silvestre Ferreira

Administrador, Vale da Rosa

António Silvestre Ferreira, licenciado em Medicina Veterinária, é um dos herdeiros da Casa Agrícola “Silvestre Ferreira”, uma exploração considerada um marco de sucesso na fruticultura Nacional com mais de 50 anos de dedicação ao sector agrícola. Durante os anos 80 e 90 desenvolve no Brasil um projeto frutícola de mais de 100 ha e, através de permanentes contactos com Países de tradição no sector, nomeadamente EUA, Chile e Itália, especializa-se na produção de uva de mesa de alta qualidade, onde inicia a produção das uvas sem grainha. Ainda, no Brasil, exerce a docência Universitária durante vários anos na Universidade Estadual de Maringá- Estado do Paraná. No final da década de 90 regressa a Portugal e assume a Administração da então casa Agrícola “Silvestre Ferreira “. No ano 2000 cria a empresa Vale da Rosa que hoje emprega em média mais de 350 pessoas chegando às 700 no período das colheitas. Tem uma área de produção de 230ha de uva de mesa e exporta 35% da sua produção, nomeadamente para países de língua oficial portuguesa. Em 2004 é distinguido com o Prémio Produtor Frutícola do Ano, instituído pelo Ministério de Agricultura. Já no ano de 2010 foi condecorado com a comenda de Mérito Agrícola pelo Senhor Presidente da Republica. Este prémio é o corolário lógico, do forte dinamismo e empenho que dedica à atividade e o reconhecimento do trabalho que tem desenvolvido na região e no Pais.




Carlos Pinto de Sá

Presidente, Câmara Municipal de Évora





João Cortez de Lobão

Administrador, Herdade Maria da Guarda

João Cortez de Lobão é administrador da Herdade Maria da Guarda, participou no lançamento do projecto, em 2005, através da plantação  de 1,1 milhões de oliveiras em sebe, em Serpa. Foi desde 2000 a 2006, Membro da Alta Direccão do Banco Comercial Portugues e Administrador da Millennium Fundos de Investimentos em Lisboa. De 1996 a 2000, foi Vice-Presidente da Villas Fisher Trust Company -Gestão de Activos, Nova Iorque. Começou a sua carreira no mundo do jornalismo no Semanário Tempo Económico, em 1987, tendo transitado como jornalista e coordenador da secção de Mercados de Capitais, Bolsa e Cambiais, do Suplemento de Economia do semanário Expresso, desde 1990 até 1997. Em 2011 lançou o Olive Oil Consulting, Ltd, em Londres, colocando o azeite a granel nos mercados internacionais. E em 2012 lançou o lagar com capacidade de laborar 450 toneladas de azeitona por dia, o lagar Maria da Guarda, em Serpa. Possui uma licenciatura em Economia pela Universidade Autónoma de Lisboa e tem publicado o livro “Guia da Poupança” (1987) Edições Semanário.




José Guerreiro dos Santos

Director Coordenador e Assessor do CA, EDIA

Eng.º José Filipe Guerreiro Santos – 17 anos de experiência profissional): Engenheiro Agrónomo pelo Instituto Superior de Agronomia, pós-gradução em Análise de Políticas Agrícolas (Politics Analysis Matrix). Desde 2000 que colabora na EDIA. É atualmente Diretor Coordenador na Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas de Alqueva na Direção Coordenação de Economia da Água e Promoção do Regadio, sendo também Assessor do Conselho de Administração da EDIA. No passado e também na EDIA, foi Diretor do Gabinete de Regadio e Economia da Água, do Gabinete de Promoção Inovação e Internacionalização e do Departamento de Estudos e Projectos Agrícolas. Membro da Direcção do COTR – Centro Operativo e Tecnológico do Regadio – em representação da EDIA, SA, e do CEBAL – Centro de Biotecnologia do Alentejo. No passado foi Chefe de Projecto numa Seguradora Nacional para desenvolvimento de Seguro Pecuário, Técnico Superior na Agência de Controlo às Ajudas Comunitárias no Sector do Azeite, Técnico Superior numa Empresa de Consultadoria Agrícola– AGROGES – nos ramos de planeamento estratégico, estudos de viabilidade económica, avaliações e políticas agrícolas, tendo sido também Director Técnico num Consórcio sobre controles físicos para o IFADAP. Leccionou na Escola Superior Agrária de Beja, como Assistente, entre 2001 e 2004, aos 4º e 5ª anos da licenciatura, as disciplinas de Mercados e Comercialização, Análise de Projectos, Gestão da Empresa Agro-Florestal e Marketing. É também empresário agrícola numa empresa familiar, e criador de cavalos lusitanos.




Manuel Cancela d' Abreu

Vice-Reitor, Universidade de Évora

É desde 2010, Vice-Reitor da Universidade de Évora com os pelouros da Investigação e das Relações Internacionais e com a comunidade e Presidente do Conselho de Administração do parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo. Foi anteriormente Presidente do Concelho Científico da Área Departamental de Ciências Agrárias, de 2001 a 2007, tendo sido reeleito por duas vezes. Entre outros cargos, Foi Vice-Presidente do Concelho Científico da Área Departamental de Ciências Agrárias, Presidente do Conselho de Departamento de Zootecnia e Diretor do Hospital Veterinário da Universidade de Évora. Autor de várias publicações, Manuel Cancela d’ Abreu possui uma licenciatura em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, um doutoramento em Ciências Agrárias, especialidade de Nutrição e Alimentação Animal pela Universidade de Évora, sendo que a sua principal área científica de investigação é Nutrição e alimentação de ruminantes e de suínos.