Agricultura 2013
 


Albino Bento

Director da Escola Agrária, Instituto Politécnico de Bragança

Detentor do título de Agregado na área de Engenharia Agronómica pela Universidade Técnica de Lisboa. Doutoramento na área de Ciências Agrárias/Ciências Agronómicas, pela UTAD, Mestrado em Protecção Integrada pela Universidade Técnica de Lisboa e Licenciatura em Engenharia Agrícola, pela UTAD. Ao longo da sua actividade de investigação publicou um livro e oito capítulos em livros, nacionais ou internacionais; é autor/co-autor de 70 artigos científicos publicados em periódicos com arbitragem científica; é autor/co-autor de 54 artigos científicos publicados em atas de congressos nacionais ou internacionais; é autor/co-autor de 18 publicações técnicas. A convite de diferentes organizações, apresentou 25 comunicações em temas relacionados com a sua actividade científica. Fez parte da comissão organizadora de 16 congressos nacionais e internacionais e foi membro da comissão científica de 7 congressos nacionais e internacionais. Da sua actividade científica, salienta-se ainda a participação em 36 projectos de investigação internacionais e nacionais. É investigador do Centro de Investigação da Montanha ‐ CIMO.


Anabela Doreta

Gerente, Agroaguiar - Comércio de Produtos Alimentares

Anabela Doreta é a actual Directora-Geral da AgroAguiar – Comércio de Produtos Alimentares, Lda. É, desde 2008, Gerente na empresa AFS – Consultoria & Qualidade Alimentar, Lda. Trabalhou na Cacovin – Agroindustria, Lda, de 2006 a 2009. Foi Técnica e Formadora de Segurança Alimentar na Carne de Vinhais, Sociedade de Abate e Transformação de Carnes. Trabalhou na Câmara Municipal de Vinhais como Técnica no Sector de Veterinária e Desenvolvimento Rural. Possui um Bacharelato e Licenciatura em Engenharia Agronómica, no Ramo Zootecnia pelo Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária. É mestranda do Mestrado em Qualidade e Segurança Alimentar pelo Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior Agrária, possuindo igualmente vários cursos na respectiva área, assim como uma Pós-Graduação em Qualidade e Segurança Alimentar pelo IPB-ESA.




Carlos Silva

Presidente do CA, Proruris - Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural de Vinhais

Carlos Fernandes da Silva é o actual Presidente Executivo da Prorius, tendo sido anteriormente Administrador Executivo. É desde 2011 Gerente do Matadouro “Carnes de Vinhais” Lda, e foi Gerente da Cacovin – Agro-Indústria. Trabalhou durante nove anos na OPP-Vinhais (Organização de Produtores Pecuários), como técnico responsável pela secção de extensão e apoio agrícola. Possui um bacharelato em Produção Animal e uma licenciatura em Engenharia Zootécnica pelo Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária. Em 2004 concluiu uma pós-graduação em Segurança e Higiene do Trabalho pelo ISLA de Bragança.





Joaquim Coelho Marques

Secretário da Direcção, Cooperativa de Olivicultores de Valpaços

É o actual Secretário da Direcção da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços. É igualmente Presidente da Delegação da Ordem dos Advogados em Valpaços e Presidente do Núcleo/Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Valpaços e Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.




Manuel Cardoso

Director Regional de Agricultura do Norte, Ministério da Agricultura e do Mar

Manuel José Serra de Sousa Cardoso, nascido em 26 de dezembro de 1958 em Macedo de Cavaleiros. Médico Veterinário desde 1986, Pós-Graduado em Gestão e Conservação da Natureza (2004) e em Ciências Agrárias (2000), Docente no Instituto Politécnico de Bragança desde 1997. Presidente da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo desde 1 de Fevereiro de 2010 a 1 de Dezembro de 2011. É escritor com obra publicada e desempenha funções políticas. Nomeado para o cargo de Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte em 2 de dezembro de 2011.



Manuel Duarte Moreno

Presidente, Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

É o actual Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, foi anteriormente Vice-Presidente. Foi formador no projecto ESTEVA (1998 – 1999), Gerente da Imomacedo – Sociedade de Mediação Imobiliária e Gerente do Prado de Cavaleiros – Investimentos Turísticos Lda (1996 – 2002). Foi Presidente da Assembleia na Associação Municípios Terra Quente Transmontana ( 2002 - 2012) e Presidente da DESTEQUE – Associação de Desenvolvimento da Terra Quente Transmontana (2009-2012). Possui uma Licenciatura em Economia pela Universidade de Economia de Coimbra e uma Pós-Graduação em Gestão e Economia do Turismo e Hotelaria pela Universidade de Economia do Porto.




Francisco Pavão

Presidente da Direcção, CVRTM – Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes

É o actual Presidente da Direcção da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, Director da Confederação dos Agricultores de Portugal e Presidente da Direcção da Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro. É, desde 2004, Membro do Painel de Provadores de Azeite “alargado” do Laboratório de Estudos Técnicos do Instituto Superior de Agronomia, Jurado em concursos nacionais de azeites e consultor na área dos azeites. Possui uma Licenciatura em Agricultura Sustentada pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e uma Pós-Graduação em Olivicultura, Azeite e Azeitona de Mesa pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.




Nuno Rodrigues Paulo

Director Comercial, Cooperativa Agro-Pecuária Mirandesa

É desde 2011 Assessor da Cooperativa Agro-Pecuária Mirandesa, onde desempenha funções de Gestão e Administração, Planeamento e Supervisão de projectos. Mestre em Tecnologias de Produtos de origem Animal, Nuno Paulo é também autor e co-autor de publicações de cariz técnico no âmbito de produção e valorização da raça bovina Mirandesa e seus produtos, desenvolve e elabora projectos e candidaturas ao nível do investimento agrícola e agroindustrial. Orienta estágios no âmbito da Agropecuária e da Higiene e Segurança do Trabalho e é formador na área de produção animal, desmancha e corte fino e Higiene e Segurança do Trabalho.




Rui Marques

Director Financeiro, Adega Cooperativa de Favaios

Rui Marques é, desde 2009, Director Financeiro da Adega Cooperativa de Favaios e, desde 2004, Sócio Gerente da Empresa RPF – Prestação de Serviços de Contabilidade. Foi responsável pelo Departamento de Controlo e Orçamentação da Quinta de Ventozelo, S.A e responsável do Departamento Financeiro e Contabilidade da CONFENOR, Indústria de Confecções, S.A. Possui uma licenciatura em Gestão pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique e encontra-se inscrito como Técnico Oficial de Contas.




Tomás Roquette

Administrador, Quinta do Crasto

Em 1994 juntou-se a seu pai e seu irmão (Jorge e Miguel Roquette) no desenvolvimento do projecto de produção de vinhos na Quinta do Crasto. É actualmente Membro Executivo do Conselho de Administração da Quinta do Crasto S.A, acumulando a função de Director de Produção. Ao longo dos últimos anos esteve directamente envolvido nos projectos de crescimento levados a cabo na empresa, nomeadamente a expansão de mais 35 hectares plantados na Quinta do Crasto, a construção das duas adegas de vinhos tintos, novos armazéns, a nova cave de barricas, a recém-adquirida Quinta da Cabreira e a Quinta do Querindelo. Após a conclusão do ensino secundário, concluiu estudos de Inglês e Marketing Internacional em Inglaterra.