Agricultura 2013
 



António Azevedo Guedes

Presidente, Aveleda

António Azevedo Soares Guedes é Presidente do Conselho de Administração da Aveleda, possui um curso superior de Engenharia Agrícola, na UTAD e uma especialização em viticultura-enologia na ENSA de Montpellier (França), que lhe permitiu estagiar, em 2000, no Château Rozier, Bordéus (França). No ano seguinte, fez um estágio de acompanhamento das práticas vitivinícolas na Quinta da Aveleda e um estágio de vinificação no Château La Louvière, Bordéus (França). Completou dois Mini-MBA’s da Universidade Católica do Porto.









Celeste Patrocínio

Presidente, Adega Cooperativa de Ponte de Lima

Actualmente é Presidente da Direcção da Adega Cooperativa de Ponte de Lima. Foi Secretária-Geral do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior, Conselheira técnica do Ministro da Educação, Secretária-Geral do Conselho Nacional de Educação, Assessora do Secretário de Estado do Ensino Superior, Adjunta do Director-Geral do Ensino Superior, Administradora da Universidade do Algarve e vogal da respectiva Comissão Instaladora. Possui uma licenciatura em Direito pela Universidade de Lisboa.


José Macedo Vieira

Presidente, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Natural de Beiriz, Póvoa de Varzim, nascido em 1949, é casado e tem dois filhos. Médico-cirurgião, com o Grau de Assistente Graduado, pertence ao Quadro Hospitalar do Hospital Distrital de Vila Nova de Famalicão. 
Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim desde 1993, é ainda Presidente do Conselho de Administração da LIPOR desde 2002. É vogal não executivo do Conselho de Administração da empresa “Águas do Cávado, S.A.”, Secretário da Assembleia Geral da empresa “Metro do Porto, SA”, Membro do Conselho Geral da ANMP, para além de integrar o Conselho Consultivo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (em representação da J.M.P.) 



 
João Miranda
 
Presidente do Conselho de Administração do Grupo  Frulact

João Miranda é actualmente Presidente do Conselho de Administração do Grupo Frulact, da Fruprep Maroc e France, Beirafost e Pentágono Perfeito Imobiliária. É Gerente da Frulact Nutrição e da Allegoria Verde – Agro-turismo e Florestal. É Fundador e actual Presidente de Direcção do Centro Zulmira Pereira Simões – Instituição de Solidariedade Social de Roriz (IPSS). É também membro da rede PME Inovadoras do COTEC Portugal e fundador da Associação Cultural e Recreativa de Roriz, em Barcelos. Participou na génese e implementação do Pólo de Competitividade e Tecnologia do sector Agro-industrial, PortugalFoods, tendo presidido de 2009 a 2012 ao Conselho de Administração. Possui uma licenciatura em Gestão de Empresas.



João Paulo Oliveira

Presidente, Associação de Horticultores da Póvoa de Varzim

João Paulo Oliveira é Presidente e Fundador da Associação de Floricultores de Portugal, criada em 2007. Possui um curso de Empresário Agrícola e é, desde 2005, produtor de flores de Corte e plantas ornamentais. Exportador e importador, João Paulo Oliveira é representante de Plantas, Bolbos e Produtos. Foi, de 1997 até 2004, empresário têxtil.






Manuel António Silva

Vice-Presidente, Horpozim






Maria Celeste Hagatong

Administradora, Banco BPI S.A.

Maria Celeste Hagatong é actualmente Administradora do Banco BPI, S.A., Administradora da BPI Madeira, SGPS, Unipessoal, S.A., Administradora não-executiva da CVP - Sociedade de Gestão Hospitalar e Administradora não-executiva da Cosec. Foi Directora dos Serviços Financeiros da Direcção-Geral do Tesouro do Ministério das Finanças e Membro do Conselho de Administração do Fonds de Réétablissement du Conseil de L'Europe. Possui uma Licenciatura em Finanças pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

 





Nuno Vieira e Brito

Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar


Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2002, tem Mestrado em Produção Animal pelo Instituto Agronómico do Mediterrâneo de Zaragoza em 1993, Espanha, com equivalência na mesma área pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em 1994. Fez ainda uma Pós-Graduação em Produção Animal pelo Instituto Agronómico do Mediterrâneo de Zaragoza, Espanha, em 1985, tendo-se licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em 1984. É Docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde 1988, sendo Professor Adjunto desde 1994. Foi também vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo entre 2007 e 2011 e teve à sua responsabilidade os Gabinetes da Avaliação e Qualidade, de Mobilidade e Cooperação Internacional, de Comunicação, Imagem e Inovação. A par da sua actividade de Docente foi também director e responsável do Laboratório de Sanidade e Genética Animal da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, de 1989 a 2006, presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, de 1995 a 2000, coordenador científico da Pós-Graduação em Saúde e Segurança Alimentar, de 2006 a 2008; e coordenador do Curso de Enfermagem Veterinária, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de 2006 a 2012.