Marcas e Produtos Portuguesas
 

Carlos Nuno Oliveira
 
Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação
 
Carlos Nuno Oliveira nasceu em 1978 e licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Participou no Programa Avançado de Gestão para Executivos em Telecomunicações e Tecnologias de Informação da Universidade Católica Portuguesa. Em 2000, fundou a MobiComp, empresa que ganhou reconhecimento nacional e internacional, tendo sido um dos primeiros membros da rede PME Inovadores da Cotec. Venceu o prémio Inovação da Associação Nacional das Empresas de Tecnologias de Informação e Electrónica. Em 2008 a empresa foi adquirida pela Microsoft. Entre 2008 e 2010, foi gestor de unidade de produto na Microsoft onde, a partir de Portugal, definiu e geriu produtos e tecnologias disponíveis em telefones móveis em todo o mundo.



Alberto da Ponte
 
Presidente Executivo, Sociedade Central de Cervejas
 
Iniciou a sua carreira profissional em 1973 na Lever (Unilever/JM) em Lisboa e exerceu funções para a Unilever em vários países, nomeadamente Bélgica, Espanha e Malásia, sempre nas áreas de Marketing e Vendas. Em 1989 assume pela primeira vez funções na área de General Management, ocupando o cargo de Administrador Delegado da Jerónimo Martins Distribuição. Posteriormente exerceu os seguintes cargos: Administrador Delegado da Cadbury-Schweppes Portugal (4 anos); Director-Geral da Lever-Elida (7 anos); Director-Geral da Fima e Unilever BestFoods (2 anos). Em Maio de 2004 deixa o Grupo Unilever para assumir o cargo de Presidente Executivo da Sociedade Central de Cervejas e Sociedade da Água do Luso. Profundo adepto da função social da Empresa exerce também os seguintes cargos de Membro do Conselho de Administração de Fladgate Partnership, Membro do Conselho Consultivo do ISEG, Presidente do Alumni Económicas – Associação dos Antigos Alunos do ISEG, Presidente da “Brewers of Europe” e Grão-Mestre da Confraria da Cerveja.



 
Catarina Portas

Fundadora, A Vida Portuguesa 

Nascida em Lisboa em 1969, tornou-se jornalista em 1989, trabalhando sempre nas áreas de sociedade e cultura n’ O Independente, Marie Claire, Diário de Notícias e mais tarde na RTP e na SIC, como autora e apresentadora de diversos programas de televisão (“Raios e Coriscos”, “Frou-Frou”, “Falatório”, “Onda Curta”, “No Sofá Vermelho”). Como jornalista, recebeu os prémios Gazeta/Revelação e Revelação/Clube Português de Imprensa, em 1990. Na área de comunicação, colaborou com a ModaLisboa e o Instituto das Artes /MC. É autora de 2 livros (“Olivais, retrato de um bairro”, “Goa, história de um encontro”) e um documentário (“Bruta Flor do Querer”).  Entre 2007 e 2009, assinou a crónica “Feira da Ladra” no Público.
Juntando o prazer da investigação e a iniciativa empresarial,  lançou a marca UMA CASA PORTUGUESA em Dezembro de 2004 e a marca A VIDA PORTUGUESA em Maio de 2007. Em 2009, inaugurou em Lisboa os QUIOSQUES DE REFRESCO. A revista britânica Monocle incluiu-a na sua lista anual das 20 figuras a nível mundial que “merecem um palco maior” em Dezembro de 2009.



 Filipa Pato

Enóloga
 
Em 2001 decidiu criar um projecto na região das Beiras, cujo objectivo se centrava no estudo dos locais. Partindo da observação das vinhas que acompanha ao longo de todo o ciclo vegetativo e dos vinhos que dão origem tento criar uma base de conhecimento que lhe permite avaliar de que forma a exposição solar, tipo de solo, floresta envolvente, idade da vinha, clone, casta e condução da videira influenciam o vinho.No âmbito dos "Wine Awards 2011" da prestigiada revista alemã de gourmets "Feinschmecker", a enóloga e produtora de vinhos da região das Beiras, Filipa Pato, foi condecorada com o prémio "Newcomer of the Year". Este ano, a "Feinschmecker" nomeou pela primeira vez 6 enólogos para este título, sendo Filipa Pato entre todas a personalidade que mais impressionou pela excelência e pelo carácter inovador dos seus vinhos. Esta condecoração sublinha ao mesmo tempo a visibilidade e a reputação que o vinho português tem ganho nos últimos anos no mercado alemão.


 

Fortunato Frederico

Presidente, Kyaia
 

Fortunato Oliveira Frederico é um empresário de longa data fortemente implantado a nível nacional e internacional, tendo ingressado no mercado de trabalho com 14 anos na empresa Campeão Português. Em 1976 foi sócio-fundador da empresa Jefar – Indústria de Calçado. SA

E em 1984 fundou a empresa Fortunato O. Frederico & Ca., Lda.



Jorge Monteiro 
 
Presidente da Direcção, ViniPortugal
 
 É actualmente Presidente da Direcção da VINIPORTUGAL. Entre 2008 e 2010 foi CEO de grupo de empresas nas áreas da Produção e Transformação Produtos Agrícolas. De 1999 a 2008, Presidente da Direcção do IVP / IVDP Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. De 1996 a 1999, Vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte e Gestor do Programa de Desenvolvimento do Douro – PRODOURO. De 1991 a 1996, Director-Geral BIC-Business and Innovation Centre do Porto (NET, Novas Empresas e Tecnologias, SA) e Director Executivo da APGEI, Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial. De 1988 a 1991, Gestor de participações na S.P.R. – Sociedade Portuguesa de Capital de Risco, S.A.  De 1987 a 1988, Engenheiro na Philips Portuguesa, Fábrica de Ovar, Technical Efficiency and Organization Department. De 1981 a 1987, Engenheiro na Renault Portuguesa, Fábrica de Cacia, Departamento de Métodos Industriais. Possui uma licenciatura em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto em 1975. E fez o Programa de Alta Direcção de Empresa pela AESE em 1990.



José Avillez

Chef
 
 
Passou pelas cozinhas de Ferran Adrià, Alain Ducasse e Eric Frechon. Em 2008 foi convidado para o lugar de Chef Executivo do restaurante Tavares onde, em pouco mais de um ano, conquistou uma estrela Michelin. No início de 2011 deixou o restaurante Tavares para se dedicar a novos projetos: o Cantinho do Avillez onde apresenta uma cozinha simples, mas sofisticada e o Belcanto onde oferece alta-cozinha e partilha as suas inspirações, emoções e inquietações através de representações e ilusões culinárias. José Avillez presta também serviços de consultoria através da José Avillez Consultoria, dirige o José Avillez Catering e o take-away JA em casa. Para José Avillez, a cozinha sempre foi uma paixão. Porém, foi apenas no ano em que se encontrava a finalizar a licenciatura em Comunicação Empresarial que decidiu ser cozinheiro. Nesse mesmo ano, participou em sessões individuais de estudo com Maria de Lourdes Modesto e estagiou na cozinha de Antoine Westerman, na Fortaleza do Guincho. Após concluir a licenciatura, enriqueceu a sua formação com variadas viagens, formações, estágios e experiências profissionais, sendo de destacar o trabalho desenvolvido com José Bento dos Santos como Responsável Gastronómico da Quinta do Monte D’Oiro, a passagem pela escola Alain Ducasse e o estágio na cozinha de Eric Frechon, no Hotel Bristol que tem hoje três estrelas Michelin. Porém, o marco transformador no seu percurso foi o estágio no El Bulli, com Ferran Adrià. Foi eleito “Chef do Ano 2010” pela revista WINE – A Essência do Vinho, e distinguido pelo Governo Português com uma Medalha de prata de Mérito Turístico. Em 2012 participou pela segunda vez no “Madrid Fusión”, o maior e mais mediático congresso de cozinha realizado em todo o mundo.



José Cruz

Presidente do Conselho de Administração, Grupo Diniz e Cruz

José Cruz é actualmente Presidente do Conselho de Administração do Grupo Diniz e Cruz. Em 1982, Sócio fundador da Empresa Dalmata, indústria de confecção Ltd.; em 1978, Sócio fundador da loja San Giorgio; em 1972, Sócio fundador da empresa Diniz e Cruz, Vestuário Do Homem Ltd.; em 1964, Director executivo e comercial da empresa Confélis. É autodidacta, e a qualidade de fazer e o saber fazer bem todos os desafios que encontra à sua frente estão assentes numa exigência profunda em todos os gestos de realiza. Iniciou a vida profissional com 14 anos numa fábrica de malhas. O gosto pela arte da moda sempre foi para José Cruz uma ambição que o fez lutar e procurar e encontrar, por via da experiência, uma marca digna de figurar no panorama nacional ao lado das melhores marcas estrangeiras. Esse empreendedorismo esteve sempre presente no seu ADN e não deixou de sonhar mais alto até atingir a internacionalização da marca “Diniz e Cruz”. O seu trajecto é uma lição de vida para todos os que o conhecem, para os seus colaboradores, amigos, sendo também um exemplo para os mais novos onde transmite o segredo de se atingir com ambição o “sonho de uma vida”.



José Vital Morgado 
 
Administrador Executivo, AICEP
 
José Vital Morgado é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, tendo ingressado no ICEP em 1987, onde foi director, em Portugal, e delegado em Nova Iorque e em Madrid, sendo vogal executivo da administração da AICEP desde a sua criação em Julho de 2007. O seu percurso profissional fez-se também em empresas do sector da construção como a Corul – Construções Urbanas, Lda., a Ilídio Monteiro Construções, Lda., e a Sogel – Sociedade Geral de Empreitadas, Lda. Tem actualmente a seu cargo os pelouros do INOV Contacto, dos Recursos Humanos, do Património, Logística e Compras, e dos Sistemas e Tecnologias de Informação..



Suzana Ferreira

Directora-Geral, Jogos Santa Casa 

Entre 1987 e 1994, é consultora jurídica no Banco de Fomento e Exterior, na Ernst & Young, e exerce ainda advocacia em escritório próprio. Em 1990, é membro do Conselho Geral da Sociedade Tipográfica e, em 1991, assume a direcção da revista Valor. Em 1994 assume funções na Direcção de Marketing do BNU. Em 2000, ingressa na Caixa Geral de Depósitos onde assume a Coordenação da área de comércio electrónico. Em 2003, é Directora de Marketing com as áreas de gestão estratégica e comunicação e, em 2006, assume a Direcção Central de Comunicação e Marca. Em Dezembro de 2011 assume funções de Diretora Geral do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericordia de Lisboa. Foi também docente no IPAM e no ISEG. Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa em 1986. Pós-graduada em Estudos Europeus e em Direito da Informação e Comércio Electrónico, com MBA da Universidade Católica Portuguesa e frequência do Mestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais da mesma Universidade.