Observatorio EY | Competitividade
 



João Vasconcelos


Secretário de Estado da Indústria

Diretor Executivo da Startup Lisboa, Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, foi responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas. Foi Adjunto e Assessor do Gabinete do Primeiro-Ministro, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011. Vice-Presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entre 1999 e 2005. Administrou várias empresas familiares nos sectores do Turismo e Serviços. Mentor de vários programas de aceleração empresarial, tal como o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.




Emídio Gomes

Presidente, CCDR-N

Emídio Gomes é actualmente Professor Catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, da Universidade do Porto, Presidente da Portus Park, Rede de Parques de Ciência e Tecnologia & Incubadoras e Membro do Conselho Nacional para o Empreendedorismo e Inovação. Foi Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Inovação e Relações Empresariais, Presidente do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes, Administrador Executivo da Junta Metropolitana do Porto e Presidente do Conselho de Administração da Agência de InovaçãoÉ licenciado em Engenharia Agronómica e Mestre em Ciências Biomédicas, possui uma Pós-Graduação em Administração de Empresas e um Doutoramento em Ciências Biomédicas.




Francisco Pereira

Sénio Manager, EY Porto

Francisco Pereira é Senior Manager nos Serviços de Assessoria Fiscal da EY do escritório do Porto e especialista na área de Preços de Transferência e Incentivos Financeiros e Fiscais. Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, Francisco Pereira detém também o MBA Executivo da Porto Business School. Desde a sua integração na EY, em 2002, tem vindo a adquirir, ao longo de 12 anos, uma vasta experiência profissional como consultor fiscal, em especial nas áreas de Preços de Transferência e de Incentivos Financeiros e Fiscais. Entre os trabalhos realizados salienta-se a assessoria fiscal prestada a reconhecidos grupos nacionais designadamente, ao Grupo Cimpor, Sonae Indústria, SonaeCom, ao Grupo CUF, Grupo Gamobar e Grupo Barbosa e Almeida. No que respeita a clientes internacionais destacam-se a Kraft Foods, a Johnson & Johnson, Dow Chemical, Renault, Synopsys, Sigma Tau, Jefferson Smurfit Group, Dura Automotive Portugal e Grohe



Frederico Barreto

Senior Manager, Assessoria de Gestão, Ernst & Young
 
Senior Manager da Ernst & Young, reúne 12 anos de experiência profissional. É responsável pelos serviços de Advisory no escritório do Porto da Ernst & Young. Detém uma vasta experiência em consultoria de gestão, desenvolvimento de planos de negócio, desenho organizacional e reengenharia de processos de negócio, e redimensionamento organizacional, quer numa perspectiva de análise e desenho de soluções, quer de implementação e de gestão de programa das mesmas. É especialista na área de Business Performance Services, tendo realizado diversos trabalhos de desenvolvimento de programas de transformação, quer na componente de conceptualização da estratégia na definição do modelo de eficiência operativa e também em modelos de capacidade, quer na componente de implementação. Possui um MBA pela Warwick Business School, no Reino Unido, e uma Licenciatura em Gestão, concluída no Porto.



João Costa

Presidente, Associação Têxtil e Vestuário de Portugal

Atualmente é Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, em representação da empresa Romatex. É também administrador do MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios, desde Junho de 201. Anteriormente, foi administrador da EXPONOR DIGITAL.




João Gomes da Silva   

Administrador, Sogrape

Executivo Sénior de nível internacional com vasta experiência nos mercados do Sul da Europa e da América Latina. Experiência em Gestão e Liderança Estratégica e Operacional em áreas como moda, alimentação e indústria de bens de consumo. Actualmente lidera a direcção global de marketing e vendas da Sogrape Vinhos, empresa líder do sector vinícola em Portugal e uma das maiores a nível europeu. Tem especial interesse e aptidão para desenvolvimento e aplicação de planos estratégicos de crescimento, em ambiente de mudança. A experiência anterior inclui gestão e desenvolvimento de negócios, posicionamento de marca, distribuição estratégica, desenvolvimento de vendas a retalho, mudança organizacional, estratégia empresarial, destacando ainda várias operações de fusão e aquisição. Está igualmente enfocado em actividades interfuncionais a nível internacional e organizacional. Possui uma vasta experiência em fusões e aquisições, planeamento estratégico, marketing e vendas, desenvolvimento organizacional, processos de mudança e desenvolvimento empresarial 




Tomás Moreira

Presidente, AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel

Frequentou o Colégio Alemão do Porto até ao 12º ano, após o que se licenciou em Engenharia Electrotécnica na TUM – Universidade Técnica de Munique, em 1980. Em 1995-1996 fez o Curso de Auditor de Defesa Nacional no IDN – Instituto de Defesa Nacional. Foi vogal da Direcção na Associação Comercial do Porto e exerceu ou exerce cargos directivos em diversas associações de natureza política ou cultural. Iniciou a sua carreira profissional em 1980 no grupo de empresas Indústrias Molaflex, que na altura pertencia à sua família. Passou por cargos de Administração e Gerência em várias empresas industriais de diversa dimensão, tanto nacionais como estrangeiras. Desde 1993 é dirigente de topo no Grupo alemão KIRCHHOFF Automotive, onde tem exercido funções de Desenvolvimento de Mercados tanto em Portugal como em Espanha, França e América do Sul. Esteve por duas vezes na Direcção da AFIA - Associação dos Fabricantes para a Indústria Automóvel, da qual é Presidente desde 2013. Em representação da AFIA tem sido orador em Seminários e Congressos, foi Administrador do CEIIA e junto da CIP é membro dos respectivos Conselho Geral e Conselho da Indústria.