Prémio Nacional de Agricultura 2015
 


José Diogo Albuquerque

Secretário de Estado da Agricultura

Licenciado em Engenharia Agronómica, com especialização em Economia Agrária e Sociologia Rural, pelo Instituto Superior de Agronomia (1999), fez o curso de formação avançada no programa de doutoramento de Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Nova de Lisboa, com a colaboração da Universidade de East Anglia (2010). Estagiário na Direção Geral de Agricultura da Comissão Europeia, em Bruxelas (1997), foi responsável pelos sectores do vinho, azeite, tabaco, algodão, linho e cânhamo e arroz no Comité das Organizações Profissionais Agrícolas e Cooperativas junto da UE, em Bruxelas (1998-2000), auditor da despesa agrícola relacionada com medidas de mercado, na Direção Geral de Agricultura da Comissão Europeia, e representante da Confederação dos Agricultores de Portugal junto da UE, em Bruxelas (2000-2004). Investigador e professor convidado da Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia (2006), trabalhou como membro da equipa responsável pelo futuro da Política Agrícola Comum na Comissão Europeia, em Bruxelas, a partir de 2007. É autor de vários artigos sobre a Política Agrícola Comum e foi orador em dezenas de seminários sobre o assunto.



Celeste Patrocinio

Presidente do C.A., Adega Cooperativa de Ponte de Lima

Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa (1973). Presidente da Adega Cooperativa de Ponte de Lima, desde 2008. Exerceu, entre outros, os seguintes cargos: Secretária-Geral do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (1998-2002); Conselheira Técnica do Ministro da Educação (1997-1998); Secretária-Geral do Conselho Nacional de Educação (1994-1997); Administradora da Universidade do Algarve (1986-1989); Assessora do Secretário de Estado do Ensino Superior (1993-1994); Assessora do Secretário de Estado Adjunto e do Ensino Superior (1992-1993); Grupo de trabalho para a elaboração de estudos e anteprojectos dos diplomas relativos à definição dos quadros de pessoal docente, investigador e não docente das Universidades e Institutos Politécnicos (1993-1994).




Francisco Pereira

CEO, Fermentum

Francisco Pereira, 29 anos, Mestre em Engenheiro Biológico e Doutoramento em Engenharia Química e Biológica, Co-fundador da Fermentum. A Fermentum é uma spin-off académica da Universidade do Minho, onde os seus fundadores Filipe Macieira e Francisco Pereira desenvolveram um plano de negócios em 2010 para a implementação de uma microcervejeira em Portugal paralelamente com o seu estudo de doutoramento ligado à indústria de fermentações. Em 2013 a Fermentum foi distinguida com o prémio de melhor Spin-off Agro-Indústrial do ano 2013 pelo Ministério da Agricultura. O projeto surge numa altura a que se assistem uma revolução da cerveja artesanal a nível mundial e em particular ibérico. Em Junho de 2015, a empresa lançou o primeiro BrewPub em Portugal onde existe uma forte ligação entre o processo de fabrico da cerveja e os visitantes potenciando a cultura cervejeira em Portugal.



José Manuel Cachada

Assessor de Gerência, Pintobar

Exerce funções de assessor de gerência para a área comercial na empresa Pintobar desde 2000. É sócio gerente da empresa Avimares (rede de 10 lojas de venda ao público de pintos, rações e demais produtos para agricultura) - marca comercial Casa dos Pintos, sócio gerente da empresa Reservantagem - produção de fitas de madeira para as camas das aves. Gerente da empresa Agristore (armazém grossista que abastece as 10 lojas da avimares + 11 lojas em modelo franchising) e ainda Gerente da empresa Retratovantagem que se dedica ao comércio de produtos alimentares em lojas de pequena dimensão. Marca comercial Mercado dos Frescos. Possui uma licenciatura em Gestão de Empresas pelo ISMAI.


Manuel de Sousa Cardoso

Director Regional da Agricultura e Pescas do Norte

Desde 4 de Novembro de 2011, exerce funções de Diretor Regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, nomeado pelo despacho n.º 16669/2011, do Senhor Primeiro-ministro e da Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, publicado no Diário da República, de 12 de Dezembro de 2011. É responsável pela área da paisagem protegida da albufeira do Azibo desde Janeiro de 2006, como vereador da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, e presidente da comissão diretiva respetiva desde 1 de Fevereiro de 2010, nomeado pelo despacho n.º 2103/2010, do Secretário de Estado do Ambiente, publicado no Diário da República, de 25 de Janeiro de 2010. Foi docente no Instituto Politécnico de Bragança desde 1997 até 03 de Novembro de 2011. Exerceu Medicina Veterinária em regime liberal. Foi médico veterinário responsável coordenador desde 1988 do ADS — Agrupamento de Defesa Sanitária da Associação de Criadores de Gado, ACRIGA, Macedo de Cavaleiros, até Março de 2003. Possui uma Pós-graduação em Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade dos Açores, concluída em 2004, uma Pós-graduação em Ciências Agrárias, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, concluída em 2000, e uma Licenciatura em Medicina Veterinária, pela Universidade Técnica de Lisboa, concluída em 1986.



Miguel Martins Ribeiro

Director Coordenador de Empresas do Norte, BPI

Miguel Martins Ribeiro exerce as funções de Director Coordenador da Direcção de Empresas Norte do Banco BPI desde 2005; anteriormente foi Director de outras áreas do BPI, nomeadamente em Corporate Finance / Mergers & Acquisitions e no Private Equity. Desempenha, desde 2009, o cargo de Administrador e membro da Comissão Executiva da Agrogarante – Sociedade de Garantia Mútua especializada nos sectores da Agricultura, Agro-Indústria, Florestas e Pescas. Possui uma Licenciatura em Economia e uma pós graduação pela Faculdade de Economia do Porto e um YMP pelo Insead - França.