Prémio Nacional de Agricultura 2015
 



Assunção Cristas

Ministra da Agricultura e do Mar

Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1997, e doutorou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em 2005, na qual é professora desde então. É consultora na sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados, desde 2009, tendo anteriormente sido diretora do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça (2002-2005).Na actividade política é Vice-Presidente do CDS-PP, desde Janeiro de 2009, tendo sido coordenadora do programa eleitoral para as eleições legislativas de Setembro de 2009. Foi deputada à Assembleia da República na legislatura de 2009/2011 pelo distrito de Leiria, tendo sido reeleita nas eleições de 2011. Enquanto deputada foi membro da Comissão de Orçamento e Finanças e da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Regional e Pescas.É membro da Society of European Contract Law (Secola), da Deustch-Lusitanishe Juristenvereinigung e da Associação de Juristas do Direito de Língua Portuguesa.



Maria Celeste Hagatong

Administradora, Banco BPI S.A.

Maria Celeste Hagatong é actualmente Administradora do Banco BPI, S.A., Administradora da BPI Madeira, SGPS, Unipessoal, S.A., Administradora não-executiva da CVP - Sociedade de Gestão Hospitalar e Administradora não-executiva da Cosec. Foi Directora dos Serviços Financeiros da Direcção-Geral do Tesouro do Ministério das Finanças e Membro do Conselho de Administração do Fonds de Réétablissement du Conseil de L'Europe. Possui uma Licenciatura em Finanças pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

 



Catarina Lemos

Gestora de Ciência e Tec. na Plataforma Tecnológica do Mar, UA 

É gestora de ciência e tecnologia da Plataforma Tecnológica do Mar da Universidade de Aveiro. Mestre em engenharia geológica, na vertente de recursos biológicos. Desde 2006 que tem participado em desafios internacionais, entre os quais se destacam experiências profissionais em consultoras ambientais no brasil e nos EUA. Na sua área de interesse científico – os desastres naturais de origem costeira-, acabou por abraçar o desafio do doutoramento em Ciências do Mar e do Ambiente. O interesse pelas zonas costeiras e pelo mar profundo, o envolvimento em alguns dos projectos de investigação desenvolvidos na UA neste sector e a consciência da importância de transferir o conhecimento científico para a sociedade, estiveram na origem do seu envolvimento na Plataforma Tecnológica do Mar da Universidade de Aveiro, função que ocupa desde 2014. Esta estrutura informal de articulação e concertação de competências e infra-estruturas transversais da Universidade de Aveiro está direccionada para dar respostas integradas e multidisciplinares e a desafios societais e às necessidades de sectores-chave da economia regional e nacional, em diferentes áreas estratégicas, uma delas o Mar. 


Pedro Jorge Silva


Presidente da Direcção, ADAPI

Exerce funções no sector da pesca industrial desde 1970. É actualmente Presidente de Direcção da ADAPI (Associação dos Armadores de Pesca Industrial), Administrador do Grupo Miradouro membro da Fileira do Pescado, membro do Fundo de Compensação Salarial da Pesca. Anteriormente, em representação da Sociedade de Pesca Miradouro, integrou o Conselho de Administração da Mútua dos Armadores da Pesca de Arrasto e do Conselho de Administração da Navalria, tendo ainda integrado a constituição e funcionamento de uma Organização de Produtores da Pesca.



Renata Serradeiro


Directora de I+D, Aquacria Piscícolas (Grupo Sea8)

É atualmente Diretora de I+D no grupo Sea8, grupo acionista da Aquacria Piscícolas SA (unidade de crescimento de linguado) e da Safiestela SA (maternidade de linguado). Licenciada em Ciências do Meio Aquático pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Iniciou a carreira em 1997 na Aquacria Piscículas, uma piscicultura de produção de pregado em recirculação, como técnica de aquacultura e, entre 1998 e 2005, foi Diretora Geral da empresa sendo responsável pelo processo desde o crescimento à colocação no mercado. Neste período atuou também em atividades de I+D ao nível da Holding a que pertencia a Aquacria, reportando ao Diretor do Grupo. Entre 2005 e 2012 foi sócia e Presidente do Conselho de Administração da Aquacria, depois de promover uma operação de Management-Buy-Out recrutando a participação de Capital de Risco. Durante este período a empresa foi restruturada técnica e financeiramente, sendo responsável pela concepção e implementação de uma projecto de Shallow-Raceway System em Recirculação para produção de pregado, um investimento de cerca de 2,5 milhões de €. No inicio de 2012, a Sea8 adquire a totalidade da Aquacria e foi solicitada para ser responsável pela concepção e implementação de uma maternidade de linguado na Safiestela. Até ao inicio de 2014 atuou como Diretora Geral e responsável pelas operações de ambas as empresas do Grupo. Em 2014 passou a liderar o I+D do Grupo, responsável pela coordenação de projetos de desenvolvimento.



Vítor Verdelho Vieira


Presidente, Necton

Vitor Verdelho é gestor de várias empresas que criou, em vários domínios, nomeadamente em biotecnologia. A sua primeira empresa nesta área teve início em Março de 1989 com a criação da Necton S.A. de que é Presidente (empresa líder europeia na produção e comercialização de sal tradicional, flor de sal – e de microalgas para aquacultura e aquariofilia). É Administrador da A4F - Algae for Future, SA (empresa de referência internacional nas tecnologias de producção de microalgas). Nas várias empresas tem formulado e gerido projectos de I&D sendo a A4F a PME europeia com mais projectos Europeus (7) financiados no âmbito do FP7, tendo já dois no H2020. Desenvolveu e participou em 38 projectos de I&D nos últimos 25 anos.  É Presidente da EABA - European Algae Biomass Association que representa o sector na Europa, que tem um valor de negócios superior a 1,2 b€/ano. Tem acompanhado e participado na gestão da área de empreendedorismo da Católica Porto nos últimos 15 anos, nomeadamente o SpinLogic. É licenciado em Física, tendo ao longo dos anos completado a sua formação em gestão através de mais de uma dezena de formações especializadas. Os seus interesses na área da gestão, sendo muito diversificados centram-se no tema da Execução e em tudo o que isso implica: as Pessoas no centro da Gestão; a Inteligência emocional para a gestão de Pessoas; a Gestão racional do Tempo; os Modelos de tomada de decisão; os Business Case em vez de Business Plan; o Market Analysis (prospectiva) em vez de Market Research; a Concorrência como benchmark de diferenciação e a Gestão baseada no Valor.