Prémio Nacional de Agricultura 2015
 


Joaquim Viana da Rocha


Presidente, Associação Florestal do Lima

Joaquim Viana da Rocha é licenciado em Economia, Gestão de Empresas e Direito. É presidente da Associação Florestal do Lima (AFL) desde a sua fundação em 1994. Na qualidade de Presidente da AFL assume a Presidência da Associação para a Certificação Florestal do Minho-Lima desde a sua criação em 2011 e da Régie Lima - Cooperativa Florestal e Social desde a sua criação em 2014. Assume também a presidência do Centro Social e Cultural de Carreço desde a sua fundação em 1994. É consultor económico da Empresa ENEOP2 desde 2005.

 


Manuel Regalado

CFO, Portucel Soporcel

Manuel Regalado é licenciado em Finanças, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, Lisboa (ISEG). É membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do grupo Portucel Soporcel desde Junho de 2004. Anteriormente desenvolveu a sua actividade profissional em diversos outros sectores,designadamente na banca e seguros, em Portugal e em outros países. Foi também membro Conselho de Administração do IAPMEI, entre uma série de outras empresas e instituições.



Nuno Russo

Coordenador, Bolsa Nacional de Terras

Licenciado em Engenharia Zootécnica e mestre em Zootecnia, ambos os graus pela Universidade de Évora. É desde 2014 Coordenador da Bolsa Nacional de Terras, do Ministério da Agricultura e do Mar (MAM). Anteriormente, desempenhava funções enquanto Técnico Especialista do Gabinete do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, no Ministério da Agricultura e do Mar (MAM), e no Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT). Foi Diretor Regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), Assessor do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural – Assessoria Técnica Especializada ao Gabinete da SEFDR no Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) e Técnico Superior do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP). 



Ricardo Sousa


Administrador, Forestcorte Portugal

Ricardo Sousa, é licenciado em Eng.ª Florestal pela Universidade de Trás –os-Montes e Alto Douro – UTAD.  É socio gerente do Grupo de empresas Forestcorte desde 2004. Anteriormente desenvolveu a sua atividade profissional como técnico florestal na Associação Florestal de Entre Douro e Vouga.


Sara Pereira

Diretora Executiva, AIFF

É licenciada em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, atualmente Diretora Executiva da Associação para a Competitividade das Indústrias de Base Florestal – AIFF, onde desempenha funções de coordenação das atividades operacionais da AIFF, entidade gestora do Polo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias de Base Florestal, assegurando a concretização do respetivo programa de ação. Integrou o Gabinete do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural do XIX Governo Constitucional, nas áreas da floresta, caça, pesca, desenvolvimento rural, fundos comunitários e nacionais, energias renováveis, fitossanidade e internacionalização. Foi responsável pelo acompanhamento das políticas florestais na Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal – CONFAGRI, onde desempenhava funções de acompanhamento da evolução do sector florestal a nível nacional e comunitário, representação a nível nacional em diversos fóruns de debate sobre a floresta portuguesa com os agentes de fileira e assessoria à Direção da Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais – FENAFLORESTA.