Prémio Nacional de Agricultura 2015
 


Rita Beltrão Martins

Director-Geral, Terrius

Rita Beltrão Martins has studied Animal Production in UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2005). She began her carreer in a Multinational Seed Company in Alentejo – Fertiprado, where also Nisa Cheese PDO was produced and all production cycle was accomplished: from seed to cheese (organic). Next step was studying and working as a consultant and teacher about Food Safety and Quality in Traditional Portuguese Products. Master in food Safety and Innovation (2010) where Rita accomplished a specific study about Portuguese traditional sausages – how to keep its food safety and original characteristics. In 2011 co-founded Terrius – A Company in Alentejo that recovered different old products like chestnut and acorn flour and also produces innovative products from traditional ingredients – distinguished as an example of Social Entrepreneurship and as an Agriculture Start up Company. In  2014 integrated True Food Alliance – an Iberian Association that has the aim to preserve and show true and original Food, its culture and sustainability, landscape and biodiversity in each region of production. It also has the objective of working together Portugal and Spain in Gastronomic Touristic Routes.




António Fontainhas Fernandes

Reitor, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

António Fontaínhas Fernandes é reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde julho de 2013. Professor catedrático de bioquímica ambiental da Utad, onde foi presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente, Pró-Reitor da Avaliação e Qualidade de Ensino (2006-2010) e das Estruturas Especializadas e Projetos Estruturantes (2010-2012). É Membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros, na área de engenharia agronómica, tendo sido presidente do Colégio de Engenharia Agronómica da Região Norte e membro do colégio Nacional. É Diretor da Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (PortusPark) e da direção do Regia Douro Parque.


Manuel de Sousa Cardoso

Director Regional da Agricultura e Pescas do Norte

Desde 4 de Novembro de 2011, exerce funções de Diretor Regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, nomeado pelo despacho n.º 16669/2011, do Senhor Primeiro-ministro e da Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, publicado no Diário da República, de 12 de Dezembro de 2011. É responsável pela área da paisagem protegida da albufeira do Azibo desde Janeiro de 2006, como vereador da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, e presidente da comissão diretiva respetiva desde 1 de Fevereiro de 2010, nomeado pelo despacho n.º 2103/2010, do Secretário de Estado do Ambiente, publicado no Diário da República, de 25 de Janeiro de 2010. Foi docente no Instituto Politécnico de Bragança desde 1997 até 03 de Novembro de 2011. Exerceu Medicina Veterinária em regime liberal. Foi médico veterinário responsável coordenador desde 1988 do ADS — Agrupamento de Defesa Sanitária da Associação de Criadores de Gado, ACRIGA, Macedo de Cavaleiros, até Março de 2003. Possui uma Pós-graduação em Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade dos Açores, concluída em 2004, uma Pós-graduação em Ciências Agrárias, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, concluída em 2000, e uma Licenciatura em Medicina Veterinária, pela Universidade Técnica de Lisboa, concluída em 1986.



Mariana Matos

Secretário-Geral, Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal

É desde 2000 Secretário-Geral da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal. Entre outras funções assegura apoio à Direção e ao Presidente; Direção Executiva e Representação Institucional da Associação, nomeadamente integrando Comitivas Empresariais em visitas de Estado. É perita do Grupo Permanente “Azeitonas e Produtos Derivados” do Comité Consultivo “Produções Especializadas” da Comissão Europeia (DGAgri). É membro do Comité Consultivo do Conselho Oleícola Internacional (COI), organismo criado no seio da ONU que superintende o comércio internacional de Azeite. Assegura a coordenação e desenvolvimento dos programas de atividades da Associação, nomeadamente os programas de promoção institucional internacional da imagem do Azeite Português. Em 2014-2015 e 2005-2006 desempenhou funções como Secretário-geral da FEDOLIVE – Federação Europeia da Indústria Oleícola, função desempenhada em acumulação com a função de Secretário-geral da Casa do Azeite, tendo representado a Indústria Europeia junto das instâncias comunitárias, em Bruxelas. Foir bolseira do Programa ERASMUS, Escola Superior de Engenheiros Agrónomos, Universidade de Córdoba, Espanha. Possui uma licenciatura em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, Lisboa